terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vegetação do Seridó


A árvore fotografada é uma faveleira, com uma jitirana (cipó/trepadeira) florada, ornamentando a árvore desfolhada.

Outro dia, após a postagem do poema Tempo III, recebi um email de um frequentador deste espaço, fazendo-me a gentileza de uma correção - que, de qualquer forma, sou-lhe grato. O amigo corrigia o verso "Tal qual um forte inverno/Que o verão logo alcança", afirmando que a estação que sucede o inverno é a primavera. Na ocasião, retornei o email agradecendo a contribuição dele e, ao mesmo tempo, explicando-lhe que não me referia às estações do ano, no sentido literal. Na realidade o verso do poema tem a conotação climática do nosso sertão, de uma forma empírica e não científica.

A nossa região, devido a proximidade com a Linha do Equador, tem um clima bem diverso das regiões mais próximas dos polos do globo terrestre, de clima temperado, e os equinócios e solstícios, que marcam as mudanças de estação, são pouco percebidos. O homem do campo não trata o verão como uma estação do ano. O verão é visto como o período da estiagem e se estende pela maior parte do ano. Já o inverno, corresponde ao período das chuvas. São essas as conotações que o poema reflete.

Em um ano normal, as chuvas - nosso inverno - ocorrem entre os meses de fevereiro e maio, tendo uma maior frequência e intensidade nos meses de março e abril, com grande variabilidade e incerteza de ocorrência. Ou seja, o nosso inverno às vezes se inicia no verão e tem a sua maior intensidade no outono. E o nosso verão vai do inverno ao verão, passando pela primavera. Quando fazia esses esclarecimentos ao amigo, veio a ideia de tentar relacionar a nossa vegetação aos seus períodos de floração, para evidenciar a pouca correlação com a estação das flores: a primavera.

Apesar de haver uma maior incidência da floração da vegetação da caatinga, nos períodos relacionados, a sua ocorrência se dá, principalmente, em função das chuvas. Portanto os períodos sugeridos podem sofrer alteração em função da irregularidade das chuvas.

Segue, abaixo, a relação das principais plantas arbóreas e cactos que ocorrem no Seridó e seus respectivos períodos de floração. A informação é baseada em simples constatação do homem do campo e apenas me dei ao trabalho de colher e consolidar, não havendo nenhum valor científico.


Planta FloraçãoEstação
Angicosdez/janverão
Aroeiraout/novprimavera
Braúnaout/novprimavera
Cardeiroprimeiras chuvasverão
Catingueiramar/abroutono
Craibeiraset/novprimavera
Cumarujun/julinverno
Facheiroprimeiras chuvasverão
Faveleiramar/abroutono
Imburanafev/marverão
Imbuzeironov/dezprimavera
Juazeiromar/abroutono
Jucánov/dezprimavera
Jurema*mar/abroutono
Maniçobaabr/maioutono
Marmeleiromai/junoutono
Mororómai/junoutono
Mufumbomai/junoutono
Mulunguago/setinverno
Pau-D'arcoago/setinverno
Pereirojan/fevverão
Quixabeiraout/novprimavera
Xique-xiqueprimeiras chuvasverão


(
*) A jurema também costuma florar fora de época, quando da incidência de chuvas isoladas.

PS: Agradeço a José Gentil e Gustavo Braz pelo auxílio na coleta e consolidação das informações relativas às floradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário