terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Chuva II


Foto tirada no domingo (17/01), da estrada da Faz. Fortaleza, em direção a Jardim do Seridó

Agora, ao final da tarde, recebi uma ligação do meu irmão José Gentil, falando-me que tinha acabado de chegar de Currais Novos e que tinha "pego chuva" de lá até Acari. E agora, chegando eu em casa, abro o correio eletrônico e leio o email transcrito abaixo, remetido por Sérgio Enilton:

Parece que São Sebastião irá cumprir as promessas rogadas para esse ano. Ontem em Acari o tempo ficou abafado, mas só a noite por volta das 19:00 horas é que caiu aquela chuva mansa e generosa. Hoje (19) véspera de São Sebastião padroeiro em várias cidades do Seridó, sua devoção faz com que o sertanejo peça em preces e roga as bençãos de um bom inverno e boa fartura protegendo das pragas e pestes. Eis que chove em Acari, já no cair da tarde (16:00) as nuvens escureceram e está caindo chuva no sertão. O trovão sempre avisando que vai cair um pé d'água.

A rua Da Matriz, próximo a agência dos Correios, tem um desnível que provoca aquele alagamento, e aos poucos a água da chuva vai lavando o calçamento. Como diz a música: "Chove chuva, chove sem parar..." A noite serena chegou e continua chovendo. É quase hora da "ave-maria".

É difícil explicar a pessoas de outras origens, esse sentimento que domina o sertanejo, quando se depara com a chuva. O que para muitos é motivo de aborrecimento, para nós é motivo de comemoração. Poucas coisas me trazem tanta satisfação quanto um banho de chuva em uma biqueira farta, estando eu no Seridó. Fico, daqui de Mossoró, morrendo de inveja da menina que, certamente, a essas alturas, sobe e desce ruas, em busca da goteira mais generosa.

Vamos torcer para que o bom prenúncio de inverno se confirme.

(Pedro Augusto Fernandes de Medeiros)

4 comentários:

  1. Tenho que concordar que banho de chuva realmente é muuuuuito bom.

    "Só não aceito que diga
    Que ruim, é dia chuvoso"

    ResponderExcluir
  2. Pena é esse desnível da mãe natureza, pois aqui no Sudeste tem chovido muito, socorro!
    Já choveu muito mais do que deveria ter chovido...pena!
    Apesar de amar tomar banho de chuva, mas não gosto de ver as lágrimas que vem junto com a chuva...muito triste pelas vidas perdidas...
    Beijoooo
    She

    ResponderExcluir
  3. Agua é importante sempre. Ainda mais se des(fiando) em cordas. É, talvez, a maior beleza do céu/terra.

    ResponderExcluir
  4. Que venham boas e tranquilas chuvas. Que tenhamos um excelente ano, com bastante fartura.
    Fraterno abraço,
    Célia Medeiros
    Mossoró-RN

    ResponderExcluir