segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sangria da Barragem de Umari



















Sempre tive um verdadeiro fascínio pelas sangrias de açudes. Independente do porte do reservatório e da beleza proporcionada pelo evento, a sinalização de que a sua cota máxima foi atingida anuncia que a prosperidade e a bonança pairam sobre nossas cabeças. A espuma branca que jorra pelo sangradouro não é só colírio: é um bálsamo para a alma. Apaga todo o sofrimento da temporada árida passada e repõe as forças do sertanejo, dando-lhe a disposição necessária ao enfrentamento de novas jornadas.

Ontem (26/04), pela manhã, estive na Barragem de Umari, localizado à 8 km da cidade de Upanema. Trata-se do terceiro maior reservatório do estado, com capacidade 292 milhões de metros cúbicos e represa o Rio do Carmo, pertencente a bacia Apodi/Mossoró. Concluída em 2002, a barragem ainda não tinha sangrado, fato que veio a ocorrer pela primeira vez nesta quinta-feira (23/04).

São 2,3 km de extensão do coroamento da parede, toda feita em concreto compactado. É uma obra realmente fantástica, para não dizer faraônica (sem conotação pejorativa). No ponto mais alto, a parede chega a 42 metros de altura e o seu lago ocupa uma área de 3,5 mil hectares. Numa breve comparação com o nosso cinquentenário açude, são cinco Gargalheiras em área do lago e mais de sete, em volume de água.

O ponto negativo é que não há estrutura alguma de atendimento a ser oferecida aos visitantes. Nem mesmo algo precário. Mas como os olhos não necessitam dela (a não ser, de óculos, às vezes) para a contemplação, isso não é problema. Aos que se dispuserem ao "sacrifício" de conhecer a barragem, aconselho levar, além da câmera fotográfica, água ou a bebida de sua preferência.

2 comentários:

  1. Pedro, fiz um tour por seu blog e adorei. Belíssimas imagens que se harmonizam com os excelentes textos. Realmente, há tantas belezas naturais tão perto da gente, que ainda nem conhecemos.Ah! me deparei com um excelente poeta. Parabéns! Bom dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Haja cimento e ferro para construir está parede!!! O formato da parede em degraus é para a subida dos peixes?? abraço Ielton

    ResponderExcluir