sábado, 24 de outubro de 2009

Espelho


Esta semana tive contato com um cliente e amigo que me relatava um infortúnio que passou. Como jovem e próspero comerciante, tinha – e ainda tem – um futuro promissor. Mas o ano passou, quando estava no seu estabelecimento comercial, foi vítima de um assalto e acabou sendo baleado com dois tiros. Uma bala causou poucos danos, mas a outra provocou sérias lesões no seu fígado, destruindo 80% do órgão. Recuperado da fase mais traumática e após passar por uma experiência de quase morte, ele me dizia:
“- Pedro: em determinados momentos da vida a gente dá uma grande importância a coisas fúteis; ficamos transtornados com bobagens; somos vaidosos e nos sentimos poderosos; mas é tudo ilusão. Nós não somos nada. A qualquer hora podemos perder tudo. Quando eu estava quase desenganado e me deparava com minha própria insignificância e impotência, a única coisa que eu me lamentava era de não poder ver meu filho crescer. As coisas mais relevantes das nossas vidas, muitas vezes não valorizamos ou não damos a importância devida. As vezes Deus permite que certas coisas aconteçam conosco, para que possamos crescer. Apesar de tudo que aconteceu, não guardo nenhuma revolta de nada e, ao contrário, sou muito grato por tudo. Além de continuar vivo, aprendi a valorizar as coisas importantes e desprezar as irrelevantes“


Espelho


No espelho contemplamos
A nossa própria imagem
Adorando a miragem
Da nuance que sonhamos
O vulto que enxergamos
Desprovido de defeitos
Configura um sujeito
Pleno, único, infalível
Fortaleza imbatível
Ser acabado e perfeito


O rio corre em seu leito
O sol distribui a luz
O aroma, a flor produz
A conduta atrai respeito
O amor jorra do peito
A paixão concebe o cego
No poema que navego
A rima norteia o verso
No centro do universo
Faz morada nosso ego


É sedução que renego
Achar-se grande em valor
Julgar-se superior
Não é ilusão que rego
No argumento que me entrego
Não somos absolutos
Temos saber diminuto
Sequer podemos dar crivo
Se ainda estaremos vivos
Em um súbito minuto


O mais sábio e astuto
Não dá vida a uma formiga
Dos bens que a ganância abriga
Temos só o usufruto
Ninguém possui um indulto
Garantindo a melhor sorte
Um futuro que conforte
É uma esperança acesa
Mas só temos a certeza
Da inevitável morte


(Pedro Augusto Fernandes de Medeiros)

6 comentários:

  1. A lição de vida do seu amigo te rendeu um belo poema. Gostei muito dos seus versos, refletem bem o que vc disse no texto acima. Parabéns!

    Bom domingo para ti!

    ResponderExcluir
  2. Comovente história e lindo poema...Que riqueza de rismas hen Pedro! Você nasceu, realmente, com dom para ser poeta, pois faz de qualquer história lindos poemas. Faz comparações muito interessantes, com total sentido. Parabéns!

    Kelly!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! A lição de vida que seu conhecido teve foi exatamente a mesma que eu tive ao sobreviver a um grave acidente de carro e, principalmente, a ter conseguido não perder a minha mão direita, que era dada quase como certo. É isso aí!
    Eu amooooooo os seus poemas. E esse me tocou muito em especial. Beijinhos!
    Cantinho She.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente só nos apercebemos que algumas coisas da vida são fúteis quando passamos por alguma adversidade. É triste vermos pessoas tão batalhadoras, pais de familias, que estão lutando por um sustento na vida, sofrendo e ter que abandonar tudo que tem por causa de delinquentes, jovens sem valor nenhum que só pensam em fazer o mal à outros. Mas esse é o páis em que vivemos!!!
    Você retratou melhor do que ninguém uma verdade absoluta: Julgar-se superior é ilusão, o que sabemos é muito pouco, e a única certeza que temos é a morte.
    Parabéns pela obra prima.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Lara, Kelly, She e Kallyana!!!

    Tudo na vida, por mais cruel que seja, sempre há um lado bom. Enquanto alguns se limitam a lamentar a fatalidade, outros buscar aprender e crescer junto com as adversidades. Se fizermos uma reflexão certamente vamos encontrar, a exemplo de She, situações similares - em menores proporções que o meu relato publicado - em nossas vidas, e sempre temos a opção de apenas lamentar ou de superar a situação.

    Forte abraço em todas!!!

    ResponderExcluir
  6. É muito importante refletirmos sobre os acontecimentos da vida. Reclamar sempre é mais fácil do que enxergar nossas próprias falhas; Mas, felizes aqueles que conseguem por uma razão ou outra, reavaliar a própria vida e valorizá-la. Excelente texto e poesia esplendorosa. Parabéns! Abraços
    Célia Medeiros

    ResponderExcluir