terça-feira, 20 de outubro de 2009

Injusta Faceta



Não concordo muito com a cobrança excessiva que os veículos de comunicação fazem de uma polícia educada e cheia de boas maneiras para a abordagem de delinquentes. Outro dia passou uma reportagem - várias vezes e em todos os telejornais - de um flagra que alguns estudantes gravaram de uma ação da polícia.  Após passarem a noite incomodando o condomínio onde moravam e depois de várias ocorrências registradas contra eles, a paciência da polícia acabou e os agentes abordaram os provocadores com uma postura um pouco "intolerante".  Pronto. Isso foi o suficiente para gerar um verdadeiro linchamento público dos policiais.  Em momento algum os repórteres perguntaram aos vizinhos dos baderneiros, o que eles acharam da ação da polícia.  As imagens foram suficiente para todas as conclusões e, como era de se esperar, os "anjinhos" se tornaram as vítimas e a polícia, a grande vilã.


Ainda não começou, mas creio que brevemente deve se dar início a um outro linchamento, no caso, da polícia do Rio. Provavelmente deve haver alguma reação mais enérgica à guerra das gangues de traficantes do Rio - que culminou na queda do helicóptero da PM, matando três dos seus ocupantes - e o juizado sumário da imprensa já deve estar montado para condenar essas futuras ações. 


Como um rasgo de espora
Quando roda a roseta
Numa injusta faceta
Minha impaciência aflora
A realidade arvora
No pacato cidadão
Grande indignação
Vendo uma errante milícia
Encurralando a polícia
Sem nenhuma apreensão


Temendo a repercussão
Que haverá na imprensa
E a crítica intensa
Contra a corporação
Não se esboça reação
Que possa dar um sinal
Firme e proporcional
Sem dó e nem piedade
Contra a marginalidade
E o poder colateral


Se um nobre policial
Cumprindo a sua missão
Encosta um dedo da mão
No couro de um marginal
Causando-lhe qualquer mal
Ou o mais sutil dos danos
Logo, os Direitos Humanos
Na sua investidura
Denuncia a criatura
Tutelando o tirano


Queria que o franciscano
Que tem por ocupação
Dar proteção a ladrão
Acoitando o fulano
Como bom samaritano
Fizesse a mesma vigília
Visitando a família
Do pobre policial
Que foi vítima fatal
De uma nefasta quadrilha


Toda a força que pilha
O poder da autoridade
Alimenta a impunidade
Fortalecendo a guerrilha
Provocando o caos, fervilha
Põe fim a ordem, arrasa
A sociedade, atrasa
O pavor a faz refém
E muitos entes de bem
Se encarceram em casa


(Pedro Augusto Fernandes de Medeiros)

6 comentários:

  1. Realmente, só estando na pele desses policiais para ter noção do que eles passam.
    O cordel sobre o assunto ficou muito bom.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita colocação. Bandidos agem cruelmente, mas a polícia tem que tratá-los como bons clientes, caso contrário, levam má fama na sociedade e, como você colocou, a mídia contribui para a formação dessa fama.

    Parabéns, adorei...
    Kelly!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post. Colocação perfeita. Até que enfim alguém pensa que nem eu... acho que há uma inversão de valores em nosso país. Quando estamos engatinhando temos que aprender com as nossas próprias pernas sim, mas olhar como o vizinho faz não é vergonha nenhuma, vergonha é ver que funciona ao lado, mas aqui ainda se teima com algumas ações que não faz nenhum sentido pra mim. E um desses momentos é justamente qdo vejo algumas pessoas teimando no tal dos direitos humanos, direitos esses que muitas das vezes só vejo funcionar para o criminoso... e este não pensará nem um segundo em tirar a nossa vida ou de nossa família. É isso aí! Belo post!
    Beijos!
    Cantinho She.

    ResponderExcluir
  4. AmiGO Pedro, estou viajando para capturar matérias para o Jornal de Macau, veiculo em que trabalho. Fico uma semana em Macau e dificulta as postagem no Grande Ponto. Assim que eu estiver em meu escritório as coisas voltam ao normal. Grande abraço e obrigado pela consideração. Alex

    ResponderExcluir
  5. O que acontece na maioria das vezes, é que a opnião que as pessoas tem sobre um determinado acontecimento, é moldada pelo que ela vê nas reportagens. Se a televisão só mostra um lado dos fatos, as pessoas julgam com base só nisso, só no que elas veem sem querer saber a verdade, o que realmente há por trás de tudo.
    Hoje em dia a televisão tem moldado os pensamentos das pessoas.
    Adorei sua colocação. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. É impressionante, como os papéis em segundos, se invertem. Excelente reflexão.
    Abraços
    Célia Medeiros

    ResponderExcluir