domingo, 17 de maio de 2009

Centro do Universo


Gargalheira, com a ilha ao meio encobrindo a represa e proporcionando uma visão separada da água que banha a vila(direita) e da água que banha a parede (esquerda)

Visão da porção localizada ao final da represa, em direção a Bulhões


Chuva registrada de cima da serra de Lagoa Seca

Feriado de primeiro de maio, dia que sucedeu às comemorações do cinquentenário de Gargalheira. Depois de um prazeroso banho de chuva em Acari, bate a vontade de dar uma olhada na chuva, de cima da Serra de Lagoa Seca, popularmente conhecida como Serra da Telern. Fazia muito tempo que não subia aquela serra, então ligo para o amigo Jesus de Miúdo, que de pronto topa o convite e juntos seguimos para o mirante, em forma de lajeiro, que existe no seu cume. Acesso fácil, subida rápida de carro e em poucos minutos estamos nós, entre nuvens, a admirar a beleza do cinquentão.

Centro do Universo

O centro do universo
Fica naquele local
Onde os sonhos orbitam
No seu eixo principal
Quimera abençoada
Quase um conto de fadas
Dentro do mundo real

Nesse canto magistral
Nosso umbigo foi cortado
E na porteira da vida
O cordão foi enterrado
O lugar que me refiro
Bem no primeiro suspiro
O viver foi inalado

Pelos ares encantados
O choro se espalhou
Esse pranto desejado
É sopro do criador
Que concebe uma vida
Em uma terra querida
Recanto de sonhador

No solo onde pisamos
No primeiro levantar
É o chão que desejamos
Poder nele descansar
Na hora que o Pai eterno
No seu abraço fraterno
Decidir nos elevar

(Pedro Augusto Fernandes de Medeiros)

PS: Com relação à postagem anterior (Bico da Arara), gostaria de complementar o texto, respondendo ao questionamento do amigo Milton Simão, que por email me indagou a respeito da altitude da serra. A sua altura em relação ao solo, não tenho a informação, mas em relação ao nível do mar ela se encontra a 654 metros. Só para comparação, Martins fica a 760 metros do mesmo nível, Serra do Maracajá (Cerro-Corá) 691 metros e o Pico do Cabugi, em Lajes, 590 metros.

6 comentários:

  1. Caramba teu blog tá de Parabéns, muita coisa interessante eu adoro esse tipo de foto e essas paisagens que você explora, é sempre bom saber que existem pessoas que amam coisas desse tipo, estava dando uma olhada em alguns dos blogs mais interessantes e vi o teu só de passagem, sou de Pernambuco, meu nome é Gabriela e quando quizer dar uma passadinha no meu blog pode ir, meu endereço é www.gabigalindo.blogspot.com
    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Contada assim, em poucas palavras, por você, até parece que foi fácil encontrar o tal mirante. Muitos metros andando quase de córcoras, ou engatinahndo de verdade, foram necessários. Alguns arranhões nos braços, nas pernas... e o meu relógio quase sepultado na terra sagrada daquela serra. Bom, mas valeu a pena pela visão. Quanto a poesia... nada a acrescentar. Divina!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Gabi!!! Fico feliz que tenha gostado. Volte sempre!!!

    Cristo,

    Depois da subida do Bico da Arara, qualquer outro roteiro vai parecer com uma ida à esquina comprar pão.

    Para esclarecimento aos demais frequentadores deste espaço, que não conhecem a Serra de Lagoa Seca, o acesso a serra é de carro, através da estrada construída pela antiga Telern, para repetição do sinal telefônico.Ocorre que de carro se chega ao local onde estão instaladas as antenas, mas se faz necessária uma pequena caminhada de uns 200 metros, por uma picada que está completamente fechada. Ou seja, a caminhada é "abrindo o juremal nos peitos" ou rastejando, como foi o nosso caso, até chegarmos ao ponto observação.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Peedro!
    Fiquei feliz por vêr sua visita, o seu blog é muito interessante mesmo!
    Estou como sua seguidora pra ficar mais fácil me achar, se poder seja o meu também!
    Grande Beijo, obrigada pela visita e pelo comentário, postei uma resposta lá pra você!

    ResponderExcluir
  5. É... além de poeta, ainda é metido a alpinista. Mas hoje em dia é assim mesmo, tempos que fazer de tudo um pouco.
    Dentro em breve, a região do seridó vai estar lotada de turistas querendo conhecer essas paisagens de perto, e eu sou uma delas.
    Parabéns pelas imagens, são deslumbrantes, e a poesia nem se fala, é espetacular - como sempre.

    Kallyana

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você. Realmente um verdadeiro encanto! E apresentado tão bem por você, com certeza, em breve terá muitos turistas por aí.
    Ah, sem falar na beleza poética, que está deslumbrante. Sucesso amigo! Abraços

    Célia Medeiros
    Mossoró-RN

    ResponderExcluir