O que ela tem a dar
De melhor, mais valioso
Não é o mel saboroso
Que teima em cristalizar
Não é o polenizar
Que prospera a semeadura
Ajudando a agricultura
A produzir alimentos
Que por si é um advento
De grande envergadura
O que ela tem a dar
Que é mais sensacional
Não é geleia real
Preciosa e salutar
Nem a cera, a derivar
Artigos que tem nobreza
Realçando a fineza
E a feminilidade
Alimentando a vaidade
Com produtos de beleza
O que ela tem a dar
No mais elevado grau
Própolis medicinal
Não poderá se igualar
Porque jamais vai curar
A falta de harmonia
Que tudo desassocia
Na nossa sociedade
Imperando na cidade
Uma grande epidemia
O que ela tem a dar
No seu reino animal
A força celestial
Vive a nos orientar
Tentando nos ensinar
A vida em sociedade
Que a coletividade
É muito mais produtiva
Que a gana destrutiva
Da individualidade
O que ela tem a dar
Tá presente na colmeia
Que repousa a ideia
Da convivência exemplar
Cada um a executar
Seu papel na plenitude
Para que o homem mude
Sua forma de agir
Podendo coexistir
Com maior solicitude
O que ela tem a dar
Muito pouco aprendemos
Nesse mundo que vivemos
Teimamos em recusar
Só queremos copiar
O que não tem de ameno
Flertando em um aceno
Toda a agressividade
Destilando a maldade
Do ferrão e do veneno
(Pedro Augusto Fernandes de Medeiros)
A volta do mago
Há 6 anos
Maravilha poeta,ainda não conheço o seridó, mas sou Batista de Timbauba. inté
ResponderExcluirVejo esse espaço como uma excelente alternativa dada por Deus, que servirá de aprendizado, de comunhão,etc., enfim, um lugar que vai nos ajudar a trazer a memória aquilo que nos dá esperança, ou no mínimo, vai botar a gente pra pensar..............Valeu Pedrinho.
ResponderExcluirLouvado Seja!... Através deste Blog, que começa de forma excelente, temos mais um divulgador da Poesia de Cordel, da Cantoria e da Cultura Popular em geral!
ResponderExcluirDeus te ilumine sempre, Compadre Pedro Augusto, para que este seu trabalho venha somar-se a outros que, com a maior dignidade, divulgam os tesouros culturais da nossa terra!
Conte comigo sempre!
Compadre Lemos
www.compadrelemos.com
Pedrinho: parabéns pela iniciativa! Com certeza esse espaço vai crescer cada vez mais e propiciar a todos os visitantes verdadeiras delícias da poesia do nosso povo, inspiradora, generosa e plena de significados.
ResponderExcluirPedrinho, só quem sente o cheiro morno onde dorme o gado leiteiro, só quem lembra quando puchava seu carrinho de lata, sem prestar atenção a vida de ninguém, é quem entende essas
ResponderExcluirbelas palavras tão bem recitada em versos.
Parabéns meu amigo!
Valeu, amigo Romildo! Agradeço suas palavras, que mesmo infladas pela amizada, são muito bem-vindas. A infância sadia, dentre tantos benefícios ao caráter do homem, nos proporciona uma melancolia boa, que mais se assemelha a uma saudade prazerosa e nos remete a um passado agradável, toda vez que o presente tem nexo com nossas histórias de vida.
ResponderExcluirGrande abraço e volte sempre!
Dia 28.03, minha filha escolheu e declamou esta poesia no Sarau/09 do Colégio, foi lindo.(0 jornal Tribuna do Norte noticiou o evento, pois tem grande repercussão na cidade).
ResponderExcluirÉ incrivel como essa poesia faz sucesso com crianças,sim..... ela foi parabenizada pela escolha e apresentação, e aplaudida pelo público. É isso ai....um certo Pedro e sua abelha contribuindo para o crescimento do próximo.Bela lição.
Charlla,
ResponderExcluirReceber um comentário como esse seu me traz grande satisfação e orgulho, principalmente por saber que o poema foi bem acolhido pelas crianças. Fiquei muito envaidecido por ter contribuido com a apresentação de Chintia. Gosto de escrever, mas não levo o menor jeito para declamar e admiro muito quem tem esse dom.
Como te disse no orkut, passar emoção na declamação é uma arte muito mais difícil do que se pensa. Tem que falar com o corpo, com o tom de voz, com o olhar, com a expressão facial e, principalmente, com o coração. Parabéns a vocês duas, pois tenho absoluta convicção que você foi imprecindível no bom desempenho dela!!!
Meu caro Pedro,
ResponderExcluirSeu blog é muito bonito. Eu adorei essa abelha professora e tudo o mais que encontro aqui nas visitas em tempos breves. Tenho agora um blog novo, que chama-se www.mariapoetamaria.blogspot.com
Sua visita é sempre bem-vinda.
Um abraço
Fico feliz que você tenha gostado, Maria Maria. Sua presença é motivo de grande satisfação. Também sempre visito seus blogs Espartilho e Flores do Seridó, para contemplar o belo trabalho que você desenvolve e que tenho grande admiração. Agora serei cativo do novo espaço, Maria Poeta Maria.
ResponderExcluirUm forte abraço!